Avaliação da biblioteca escolar 2018/ 2019

Avaliação da biblioteca escolar

A avaliação da biblioteca escolar visa determinar até que ponto a missão, as metas e os objetivos estabelecidos para as bibliotecas estão ou não a ser alcançados, identificando as práticas que têm sucesso e que deverão manter-se e os aspetos que importa melhor.

Em 2018/ 2019 decorre o segundo ano de implementação do Modelo de avaliação da biblioteca escolar. De acordo com este modelo, as bibliotecas devem continuar a apostar na melhoria, refletindo esse esforço nos seus planos anuais de atividades, e avaliar o seu trabalho e desempenho através da aplicação de um conjunto diversificado de instrumentos, nos quais se incluem os questionários disponibilizados pela Rede de Bibliotecas Escolares. Para além da aplicação faseada destes questionários, é essencial que as escolas assegurem, ao longo do ano letivo, a recolha das evidências quantitativas e qualitativas necessárias ao processo de avaliação da biblioteca.

 
Fases do ciclo de avaliação
 Fases do ciclo de avaliação

O Sistema de Informação da RBE fornecerá, através da aplicação informática de gestão da avaliação, os meios necessários para o lançamento dos questionários, a recolha e tratamento dos dados e a elaboração do relatório de avaliação final, de acordo com o calendário seguinte:

 29 de outubro – disponibilização da aplicação;

 05 de abril – encerramento dos questionários;

 26 de julho – submissão do relatório e encerramento da aplicação.

No final do ano letivo, as escolas deverão descarregar e arquivar a totalidade dos documentos referentes ao período de 2017 a 2019, de modo a poder iniciar-se a preparação do novo ciclo avaliativo.

A lógica sequencial conferida ao atual modelo de avaliação, de sucessão alternada de implementação de estratégias de melhoria e avaliação de resultados, aconselha a que se mantenham neste processo as mesmas bibliotecas que o iniciaram em 2017/ 2018.

Mantém-se, assim, o conjunto de critérios subjacente à identificação das bibliotecas do ensino básico e/ou do ensino secundário integradas no procedimento de avaliação:


N.º de professores bibliotecários 1
N.º mínimo de bibliotecas a avaliar 1
Observações Privilegiar bibliotecas que tenham apresentado resultados num ou mais domínios de avaliação inferiores a três. Em igualdade de circunstâncias, dar preferência à biblioteca da escola sede ou àquela onde se verifica a necessidade de implementação de um plano de melhoria. Se a biblioteca pertencer a uma escola do 1º ciclo do ensino básico, deverá ser selecionada a que sirva maior número de alunos.

N.º de professores bibliotecários 2/ 3
N.º mínimo de bibliotecas a avaliar 2/ 3
Observações Privilegiar bibliotecas que tenham apresentado resultados num ou mais domínios de avaliação inferiores a três. Em igualdade de circunstâncias, dar preferência à escola sede e/ou àquelas onde se verifica a necessidade de implementação de um plano de melhoria. Procurar selecionar escolas que apresentem níveis de ensino sequenciais (ex. EB1/JI+EB23; EB+ES; EB1/JI+EB23+ES). Se a biblioteca pertencer a uma escola do 1º ciclo do ensino básico, deverá ser selecionada a que sirva maior número de alunos.

As escolas que, por quaisquer motivos, venham a estar impossibilitadas de implementar os procedimentos de avaliação no presente ano letivo, deverão comunicar, em tempo oportuno, as razões desse impedimento ao Serviço de apoio RBE.


Veja também: Modelo de avaliação da biblioteca escolar; Manual da aplicação informática 2019; Guia de apoio à elaboração do relatório 2019 (a disponibilizar)
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