À conversa com...

Teresa Calçada, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e Maria João Valente Rosa, diretora da PORDATA, encontraram-se para falar da parceria e do concurso PORDATA/ RBE e das razões que as levaram a unir as respetivas instituições num projeto comum.

Ler mais

Aparentemente distantes – uma tem no centro a leitura e as literacias; outra, os números e a estatística – partilham da mesma finalidade, que é contribuir para que a informação conduza ao conhecimento e para formar alunos/ cidadãos esclarecidos, com opinião livre e fundamentada.
Os números não são entidades vazias, refletem os comportamentos dos indivíduos e as caraterísticas das sociedades. Mas os números não falam por si; é necessário que sejam lidos, interpretados e relacionados, de acordo com a gramática que lhes é própria, para que revelem o quanto exprimem de significativo sobre nós mesmos, as nossas vidas e a realidade que nos cerca. A tarefa da escola e da biblioteca, em particular, é estimular e desenvolver essas competências de leitura e as diferentes literacias exigidas pelo nosso tempo. A função da PORDATA é tornar acessível a todos os cidadãos e, de modo pertinente, a professores e alunos, informação rigorosa, fidedigna e devidamente organizada. Desta conjugação de razões surgiu, em 2010, a parceria que envolve a RBE e a PORDATA/ Fundação Francisco Manuel dos Santos. A sua face mais visível é o concurso PORDATA/ RBE que, nesta 4ª edição, tem por título Missão iPad.

A PORDATA fornece os números; alunos e professores têm por Missão usar a metodologia capaz de decifrar as mensagens e os enigmas que estes condensam, reconstruir e contar as histórias que estão na origem da informação estatística – histórias de municípios, do nosso país ou da Europa; histórias sobre as famílias, as empresas, o Estado, a saúde, o emprego ou a educação…. Até 9 de maio de 2014, a Missão e as histórias estão abertas! Em nome da informação, da aprendizagem e do conhecimento, da inclusão social e da autonomia, como explicam Maria João Valente Rosa e Teresa Calçada.


Veja também: PORDATA | FFMS

NOTÍCIAS